Seja bem-vindo ao Sebo Lar Livros e Revistas!

Cais, saudade em pedra

R$14,00

R$9,80

Quer fotos reais do produto? Clique no ícone do Whatsapp no canto inferior e solicite imagens deste livro!

Livro 48 da coleção Vera Cruz. Usado. Sem grifos ou rasuras. Com fortes marcas de manuseio. Com lombada bastante desgastada, com avarias e reforçada com fita adesiva. Com marcas de dobras nas pontas da capa e contracapa. Com bordas da capa e contracapa desgastadas. Livro um pouco amarelado e com algumas manchas devido ao tempo.
*
*
Descrição
Um marinheiro em terra é como um pássaro em terra: está e não está. A nostalgia do mar habita-o não como a uma concha por exemplo, o que já seria muito habitar, mas como o apelo da morte nas entranhas do moribundo ou do nascituro - um apelo único e inapelável, a cada instante mais instante. Quando pisei em terra o cais parecia fogar, e equilibrava-me para compensar o jogo - diz um personagem de Maria de cada Porto: desequilibrava-se, era o que queria dizer.

Pois aqui voltam os marinheiros do marinheiro Moacir C. Lopes a pisar não pisando a terra firme, a terra parada como ele a chama parada não por culpa sua, dela, mas do homem parado e sem imaginação, do paisano, dia após dia no mesmo serviço e no mesmo escritório abafado, espera do esperado aumento - apenas, como marinheiros, voltam navegando nesta terra e fazendo-a navegar, os olhos cheios de mar, o mar cheio de olhos: A proa do navio é o começo do mundo; sentado, daqui estou vendo o resto diz ainda o personagem de Maria de cada Porto.

Esse resto, este mundo, transfigurado pela magia do mar, pela magia do marinheiro Moacir C. Lopes, alcança neste Cais, Saudade em Pedra, dimensões líricas e sobretudo oníricas como dificilmente não hão de encontrar iguais em qualquer ficção, e não apenas na ficção brasileira. O chamado realismo mágico esse poder de encantação e de iluminação da existência sem o falso recurso de sésamos ou abracadabras, antes pela cumplicidade com o fantástico e o mistério ocultos nas coisas e nas criaturas encontra aqui a sua expressão mais acabada, como se de repente nos fosse dado olhar a realidade ou o que parece a realidade através de um olho mágico, pregado não mais numa porta mas na nossa própria testa. O que aparecia como o cotidiano revela-se para sempre insólito, o que era o real transmuta-se no imaginário e no fantástico: dos escombros de um simples navio ou de um mundo em naufrágio irrompe a cada instante, como num fogo-fátuo, todo um clarão de poesia, sem que nada mais tenha acontecido senão a presença do mar na presença dos marinheiros, balançando as casas e os espíritos, as paredes e os seus emparedados, o próprio ontem e o amanhã balançando - balançando e ainda balançando.

Toda a busca de Délio através das pontes e ruas fantasmagóricas do Recife, os tiros de luz circundando como um halo a pureza e a loucura do náufrago Coroa, a incorrigível candura do marujo Providência sob o sol e sob a lua, Gerson amando Norma que ama um espectro dentro de Gerson, a ronda nupcial das prostitutas nas dunas desertas da praia de Imbutiba: tantos e tantos outros momentos que fazem deste extraordinário romance um iluminado e luminoso painel da triste e desesperada aventura humana - da cada vez mais maravilhosa aventura humana.
Informação Adicional
Peso em Kg 0.4030
Autor Moacir C. Lopes
Ano 1963
Editora Civilização Brasileira
Edição 1
Formato Edição comum
Encadernação Livro brochura (paperback)
Idioma Português
Páginas 198
Tradutor Não tem
Palavras-Chave Brasil, Literatura Brasileira, América do Sul, Poesia, Nostalgia, Mar, Saudade, Memórias, Porto, Emoções, Patrimônio, Cultura, Identidade, Moacir C. Lopes, Coleção Vera Cruz, Cais, saudade em pedra
Comprimento (cm) 14
Altura (cm) 21
Largura (cm) 2
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: Cais, saudade em pedra

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
0
Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.