Seja bem-vindo ao Sebo Lar Livros e Revistas!

O liberalismo - antigo e moderno

R$40,00

Quer fotos reais do produto? Clique no ícone do Whatsapp no canto inferior e solicite imagens deste livro!

Usado. Em bom estado de conservação. Sem grifos ou rasuras. Com marcas de manuseio. Com pontas da capa e da contracapa um pouco desgastadas. Com avaria na parte superior da lombada. Com plástico da contracapa descascando na borda superior. Com manchas amareladas nas laterais e em algumas páginas devido ao tempo.
*
*
Descrição
A densa e meteórica trajetória intelectual de José Guilherme Merquior foi vincada pelo compromisso com a razão, o apreço ao debate de alto nível e a paixão pelas ideias. Se, ao longo de sua carreira, peregrinou por correntes diversas de pensamento, perseguiu sempre, no entanto, a noção de rigor e a ideia de verdade. Autêntico iluminista, Merquior leu tudo "por dentro", e, embora tenha realizado uma carreira universitária única, não se deixou tentar pela vida acadêmica. Em verdade, tinha um genuíno desprezo pelas guildas universitárias.

Estudioso de tempo integral, Merquior sempre ironizou a sua "tão propalada erudição". A certeza de que o conhecimento é infinito o fez, obsessivamente, tomar contato com tudo o que considerava relevante em várias línguas, através de inúmeros jornais e revistas especializadas, que devorava com apetite. Entrar com ele numa livraria (e eu fiz isso dezenas de vezes no Brasil e no exterior) era uma experiência intelectual indescritível. Ele tudo conhecia. Até o dia de sua morte - uma perda irreparável para a cultura do país - Merquior permaneceu lúcido, com a vivacidade e o humor que fizeram dele não só o amigo ideal, mas o ensaísta elegante, o inexcedível crítico de poesia, e o polemista implacável, sempre disposto, porém, a aplaudir o adversário inteligente. Até o fim ele acalentou projetos, entre os quais o de um longo ensaio sobre o modernismo.

Dentro dessa produção espantosa e de alta voltagem, O Liberalismo - antigo e moderno se reveste de grande significação. Acompanhei, aqui e no México, o entusiasmo com que Merquior o projetou e escreveu. Tinha por esse livro um carinho especial, e, por diversas vezes, intuindo que o seu tempo findava, lamentou não poder vê-lo editado, principalmente no Brasil, onde, pensava ele, o debate liberal se fazia cada vez mais urgente. Significativamente, dedicou-o à mulher, aos filhos e à memória de Raymond Aron, seu mestre e amigo, figura cativante, de gestos sóbrios, fala mansa e olhar injetado de ironia, com quem passamos, no começo da década de 80, um dia inesquecível no Rio, ocasião em que pude testemunhar o enorme apreço intelectual e humano que ele tinha por Merquior.

José Guilherme sobre o liberalismo parecem - depois que se lê O Liberalismo - antigo e moderno - uma preparação, como se o autor estivesse neles "aquecendo as turbinas". O estilo aqui é preciso e concentrado. Tudo neste livro é imprescindível. Na bibliografia ocidental sobre o tema, é difícil encontrar algo tão ambicioso e moderno. Muito mais que um testamento intelectual, esse livro é a "Suma" de José Guilherme Merquior.

Vê-lo trabalhando era interessantíssimo: ele fazia, de início, na sua letra miúda inconfundível, um pequeno roteiro, que com os anos foi ficando cada vez mais reduzido e taquigráfico. Não usava fichas ou computador, mas, quando se punha a escrever, o texto ia saindo pronto, limpo, sinônimo de uma organização mental impressionante. Os originais de O Liberalismo - antigo e moderno, por exemplo, que ele me mostrou no México há três anos, pareciam psicografados. Escritos em inglês, à mão, como tudo o que produziu, não tinham rasuras, vacilações ou emendas.

A doutrina liberal, ao contrário de outras vertentes do pensamento, comporta inúmeras definições e seus principais teóricos possuem afinidades e diferenças acentuadas. Para muitos há que se falar em liberalismos, no plural. Portanto, a natureza do assunto é complexa. A tarefa que se impôs Merquior de historiar e analisar os momentos decisivos da ideia liberal em quase três séculos de história - é não só admirável quanto fascinante. Ele imprimiu nitidez ao tema, não descuidando mesmo de verificar a sua vertente latino-americana, notadamente como ela se apresenta nas obras dos argentinos Domingos Sarmiento e Juan Bautista Alberdi. Tem razão John Hall quando escreve que esse livro é um tour de force. Depois dele, vai ser difícil caracterizar como fazem tantos - os liberais como "ingênuos sociológicos" ou "moralmente perversos". (José Mario Pereira)
Informação Adicional
Peso em Kg 0.4040
Autor José Guilherme Merquior
Ano 1991
Editora Nova Fronteira
Edição 1
Formato Edição comum
Encadernação Livro brochura (paperback)
Idioma Português
Páginas 262
Tradutor Henrique de Araújo Mesquita
Palavras-Chave Brasil, Literatura Brasileira, América do Sul, Não-ficção, História, Economia, Sociologia, Análise Crítica, Pesquisa, Evolução, Teoria Liberal, Informações, Estudo, O Liberalismo - Antigo e Moderno
Comprimento (cm) 14
Altura (cm) 21
Largura (cm) 2
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: O liberalismo - antigo e moderno

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
0
Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.