Seja bem-vindo ao Sebo Lar Livros e Revistas!

Ler e escrever no escuro: a literatura através da cegueira

R$20,00

Quer fotos reais do produto? Clique no ícone do Whatsapp no canto inferior e solicite imagens deste livro!

Usado. Em ótimo estado de conservação. Sem grifos ou rasuras. Com leves marcas de manuseio. Com laterais um pouco amareladas devido a oxidação e com algumas manchas de manuseio.
*
*
Descrição
Um tema desafiador – Ler e escrever no escuro - demanda pesquisador capaz de mergulhar com risco em área de penumbra, para desvendar a experiência de leitura entre cegos e leitores com perda de visão. Perturbador vai ser acompanhar o texto denso e delicado, profundo e acessível que postula paralelamente a cegueira de todo e qualquer leitor ante um texto, ao iniciar seu exercício.

Se ler é um ato de coragem em si mesmo, barthesianamente falando, ato de coragem é a empresa desta pesquisadora Denise Schittine que, com fôlego extraordinário, dialoga com Jorge Luis Borges, João Cabral de Melo Neto, dissecando vozes e silêncios para abrir passo a universos vastos como o de ledores e de leituras compartilhadas que são contribuição surpreendente para mediadores de leitura em situações as mais diversas.

A obra de alto nível acadêmico - basta olhar a bibliografia efetivamente presente na pesquisa - tem uma linguagem e um discurso muito sedutores, capazes de colocar na roda os não iniciados. Sua contribuição para pensar a leitura e a formação de leitores extrapola o recorte da cegueira.

Eliana Yunes, professora associada do departamento de Letras, coordenadora adjunta da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio

"Tornar-se cego é algo que subverte todo o universo de autores e leitores apaixonados por livros. As fileiras de lombadas expostas nas prateleiras já não têm mais sentido, é preciso reagrupá-las mentalmente e instintivamente; a marcação de parágrafos e de páginas se perde. Muda, principalmente, a relação física com o livro. Tê-lo nas mãos, cheirá-lo e sentir a textura ainda é possível, mas as anotações de pé de página, nas bordas brancas, esparsas, a intervenção do leitor, estão fora de questão. O silêncio inquebrantável, a sensação de cumplicidade, de estar só com a imaginação e o livro, e a leitura como sinal de privacidade se perdem, se modificam, para ganhar a dimensão de uma leitura agora compartilhada. A voz interior, criada para a discussão interna no silêncio, vê-se invadida por uma nova voz, vinda de fora, a voz do ledor, a princípio invasiva, depois cúmplice."
Informação Adicional
Peso em Kg 0.6800
Autor Denise Schittine
Ano 2016
Editora Paz e Terra
Edição 1
Formato Edição comum
Encadernação Livro Brochura (paperback)
Idioma Português
Páginas 462
Tradutor Não
Palavras-Chave Brasil, literatura brasileira, texto brasileiro, cegueira, livros, pesquisa, acessível, enriquecedor
Comprimento (cm) 15
Altura (cm) 23
Largura (cm) 3
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: Ler e escrever no escuro: a literatura através da cegueira

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
0
Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.