Ao dar conta da análise de folhetos tão específicos e da apropriação, por parte da publicidade, de um discurso que parte de uma tradição, Gilmar de Carvalho escreveu um livro instigante, contemporâneo e universal.
A literatura de folhetos, que veio de um fundo comum de histórias, trazido na bagagem do colonizador, aqui sofreu influências do imaginário indígena e da herança africana, em um processo de mestiçagem que, longe da cordialidade, esteve marcado pela violência.
Este livro partiu desta literatura, que teve origem na voz, contada nas noites sertanejas, para ver seu lado de diluição e de instrumento de venda de produtos, serviços e lojas.
A literatura de folhetos, que veio de um fundo comum de histórias, trazido na bagagem do colonizador, aqui sofreu influências do imaginário indígena e da herança africana, em um processo de mestiçagem que, longe da cordialidade, esteve marcado pela violência.
Este livro partiu desta literatura, que teve origem na voz, contada nas noites sertanejas, para ver seu lado de diluição e de instrumento de venda de produtos, serviços e lojas.