Luiz Lopes Coelho é o elo perdido da literatura policial brasileira. Além de ser pioneiro do gênero, LLC estreia subvertendo: os crimes de seus contos são em grande parte motivados por paixões, dotando o assassino de uma dose de humanidade enquanto o falecido não passa dessa para melhor sem uma parcela de culpa.
Mas, ainda assim, as histórias de LLC guardam traços da tradição da literatura policialesca, o que se pode facilmente notar com a presença em quase todos os contos de dr. Leite, o implacável detetive que desvenda até mesmo o crime perfeito.
No posfácio da edição, o crítico Otto Maria Carpeaux reconhece nesses contos ambientados em São Paulo uma densidade psicológica maior do que nos textos de suspense de Tchekov: "Prefiro a esses contos aéreos as histórias policiais do ST. Luiz Lopes Coelho: algumas delas, como 'Crime mais que perfeito e 'Vovô faz a gente de bobo, são mesmo bons contos, com ou sem adjetivo; e em quase todas elas nota-se a veracidade psicológica; como velho advogado, o sr. Luiz Lopes Coelho também conhece a força do Mal no mundo."
Num resgate som precedentes para a literatura brasileira, esta obra reúne, pela primeira vez. os três livros do autor: A morte no envelope, O homem que matava quadros e A ideia de matar Belina.
Mas, ainda assim, as histórias de LLC guardam traços da tradição da literatura policialesca, o que se pode facilmente notar com a presença em quase todos os contos de dr. Leite, o implacável detetive que desvenda até mesmo o crime perfeito.
No posfácio da edição, o crítico Otto Maria Carpeaux reconhece nesses contos ambientados em São Paulo uma densidade psicológica maior do que nos textos de suspense de Tchekov: "Prefiro a esses contos aéreos as histórias policiais do ST. Luiz Lopes Coelho: algumas delas, como 'Crime mais que perfeito e 'Vovô faz a gente de bobo, são mesmo bons contos, com ou sem adjetivo; e em quase todas elas nota-se a veracidade psicológica; como velho advogado, o sr. Luiz Lopes Coelho também conhece a força do Mal no mundo."
Num resgate som precedentes para a literatura brasileira, esta obra reúne, pela primeira vez. os três livros do autor: A morte no envelope, O homem que matava quadros e A ideia de matar Belina.